terça-feira, 20 de agosto de 2013

Vazamentos e rachaduras

Vazamentos de água na sua porta, no vizinho? Rachaduras por todo lado...


Rachaduras causadas por recalque da estrutura..


Acho que quase todos os problemas que atendo estão relacionados à água. Exageros à parte, precisamos da água, ela entra e sai das nossas residencias, mas, quando a água, suas vazões, pressões e demais propriedades saem do controle é certeza de problema. Rachaduras, afundamentos de piso e inúmeros outros problemas surgirão...
  • Levantamento de quantitativos.
  • Levantamento de tipologia construtiva.
  • Elaboração de asbuilt ("como construído"), ou seja, desenhar a casa.
  • Elaboração do orçamento de obra.




Como resolver esse problema?

É extremamente importante que exista uma estratégia eficiente para lidar com o caso. A estratégia deve ser definida entre o cliente e o advogado. Compare as opiniões de outros profissionais para confrontar com a estratégia do seu atual advogado. Independente de qualquer coisa, acho que é necessário um advogado neste momento.

É muito importante também, que juntamente com um advogado, exista um engenheiro perito atuando no caso. Investigar o caso, fazer seções de fotos e se preparar para a emissão do laudo. Este é o caminho natural no início do problema. Existem vários produtos disponíveis.

Em primeiro lugar, não é possível contar com a boa vontade, tampouco confiar no responsável pelos danos à sua propriedade. Se existe boa vontade da concessionária, ótimo, vamos aproveitar, mas não espere que lhe garantam seus direitos. É mais certo que não garantirão. O mais importante é a prevenção.

Abaixo, farei uma correlação entre alguns produtos que podemos gerar, versos possíveis problemas / estratégias.

1 - Laudo técnico de engenharia. A principal função é constatar que houve um dano na estrutura, evidenciar a intensidade do dano e sua origem. Se atualmente a concessionária reconhece que ela provocou danos à sua propriedade, é um bom sinal. As palavras do técnico da concessionária podem não ser sustentadas amanhã, ou mesmo caso precise acionar a justiça. Além disso, não podemos garantir que a concessionária assumirá o problema, assumirá a intensidade bem como total responsabilidade. Acredito que agora a função do laudo esteja melhor explicada.

2 - Avaliação do imóvel. Atualmente existe uma forte demanda de compra de casas, por construtoras, para a construção de edifícios. Sendo assim, o valor dos lotes subiu muito. Geralmente, o valor da casa é baixo em relação ao valor do imóvel. A concessionária poderá oferecer um valor abaixo do esperado. Neste caso, sugiro a realização de um laudo de avaliação.

3 - Custo de reedição. Quanto custa demolir e criar uma nova casa, que atende às necessidades básicas da sua família? É preciso realizar um trabalho técnico para conhecermos esse número. As etapas deverão ser:
4 - Atuação como assistente técnico. Para todos os processos judiciais, o juiz nomeia um "Perito", de sua confiança (da confiança do juiz), para atuação da causa. Normalmente, o réu, contrata, por conta própria, um assistente técnico. A função do assistente técnico é acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos do perito, de forma que este, não aponte para uma direção errada, nas suas análises.

Espero ter esclarecido alguns pontos e auxiliado na tomada de decisão.

Se alguém precisar de alguma indicação de advogado, basta comentar abaixo.

As medidas apresentadas são preventivas, ou seja, pode ser que não sejam necessárias. E se for necessário acionar a justiça e não tivermos provas para se defender? É bom pensar nisso...










Para maiores informações, consulte www.caputoengenharia.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário