Em tempos de queda de barragem, como será que funciona? Pra quê barragem? Barragem não é igual aquela lá de Itaipu?
Vou te ensinar a fazer uma barragem. Se você não seguir estes passos, ela pode cair, tá legal?
Receita de bolo:
A barragem serve para armazenar água ou rejeito. A barragem de rejeito é igual à uma barragem de água, afinal, queremos que o rejeito se ajeite sozinho na topografia do terreno.
Barragens são feitos em drenagens, ou rios. Precisamos da água, certo? Podemos secar o rio? Não. Só podemos pegar um pouco da água. Então vamos começar:
- Começa no curso d'água (STREAM), medir quantidade e qualidade antes. Anotar
- Calcular a área e a topografia do terreno (SURVEY).
- Calcular a quantidade de desmatamento (DEFORESTATION). Tem que tirar tudo senão a madeira apodrece a água.
- Verificar o quanto chove naquela região (RAIN NUMBERS). Anote os números históricos de chuva, adicione uma gordurinha.
- Descubra onde tem argila (CLAY), onde tem silte (SILT), onde tem calcário (LIMESTONE). Tem que ter material por perto.
- Encontre um terreno que ofereça a resistência requerida, ou FUNDAÇÃO (FOUNDATION), ou suporte horizontal das tensões.
- Sabendo então quanto chove, quanto tem de árvore, onde tem jazidas de argila, silt, calcáreo, sua distância até o ponto de aplicação, podemos começar a barragem (DAM). (STAGE #1)
- Escave (START DIGGING) a fundação, em fevereiro. Inicie a base de argila. Você terá de ter um excelente controle tecnológico para executar a compactação. Isso é o miolo da coisa.
- Escave o caminho da água do curso natural da nascente. Nesta época não está chovendo mas sempre tem água.
- Inicie a escavação da argila, coloque no caminhão, transporte até a fundação, já escavada, na rocha, e comece a deposição de material.
- A motoniveladora (GRADERS) ou patrol, irá criar uma camada de 20 a 30cm (LAYERS), de acordo com o material, ou seja, as características da argila.
- Pegue um trator agrícola (WHEEL DOZERS WITH GRADERS), com uma grade de arado, e ABRA o material.
- Pegue o caminhão pipa (WATER TRUCK), e molhe o material aberto.
- Tudo isso tem que acontecer lá com aquele controle tecnológico cabuloso do material.
- Pegue um rolo compactador pata de carneiro (COMPACTORS) e inicie a compactação.
Quando ficar compactado padaná, leve uma amostra ao laboratório e verifique se atingiu as especificações do projeto.
Lembra que não podemos interromper o curso d'água totalmente? Então teremos de permitir a passagem de água pela barragem. Mas o vertedouro não está pronto! Então a água terá de passar dentro da barragem. Han? Sim, dentro da barragem. Deveremos criar filtros de pedra no interior dela, calculando a taxa de água que passará no seu interior.
Que tipo de produto químico a mineração irá usar na separação do que ela quer do que ela não quer no minério? E outra coisa, quando a nossa água passar pelo filtro, irá acontecer somente uma filtragem física da água? Depois que a água entra em contato com o rejeito, ela ficará imprópria, ou seja, se ela passar pelo filtro e for devolvida ao curso d'água, sem qualidade, não vai adiantar de nada. Então aí que acontece um milagre. As pedras do filtro, também promovem a limpeza química da água. Cada tipo de rocha interage com a água em baixa qualidade e ela melhora um pouquinho. Isso é a teoria né, mas vamos em frente.
Fique fazendo isso de março até setembro, que é quando acabam-se as chuvas. Neste momento, inicie a escavação do VERTEDOURO (SPILLWAY).
Interessante: uma vez iniciada a barragem, você não poderá parar. Se a barragem foi feita em um curso d'água, que é uma convergência de drenagens, todo ano a barragem deverá ser alteada, ou seja, novas etapas de alteamento. Se você parar de alterar, a água não vai parar de subir e teremos problemas. A água atingirá o limite de projeto, ou seja, a borda livre...aí já viu né.
Ao final do enchimento da barragem, lá pra fevereiro do outro ano, faça a topografia das áreas alagadas e compare com o seu planejamento. Ajuste o planejamento para o ano seguinte.
Continue checando a sua jazida de argila, silte e calcário.
Aterre o vertedouro na época de chuva, suba a barragem e suba o vertedouro novamente.
Pequeno dique armazenando água. Vamos precisar!
Escavação da fundação
Escavação da fundação e desvio da nascente
Espere as chuvas.. vai encher!
Outro ângulo
Pronto! Vamos começar tudo de novo?
Isso não acaba nunca, foi só para abrir o apetite!
Engenheiro Lucas Caputo
Nenhum comentário:
Postar um comentário